quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Galo nas Torres de Lisboa







Galo nas Torres de Lisboa: da Ajuda e do Palácio das Necessidades

Fotografado o galo na Torre da Ajuda, lembrei-me de um outro galo de campanário que ainda não tinha visto de perto. Falo do que se vislumbra na torre sineira do Palácio das Necessidades, onde está instalado o Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1916.

Subi ao Largo do Rilvas, passeei-me pelo Largo das Necessidades e apreciei a Tapada, com os seus jardins, agora um pouco pouco abandonados. Não admira pois que os únicos visitantes na tarde de um Domingo soalheiro fosse apenas eu e um casal que brincava com os filhos...

É pena que um jardim com aquela variedade de árvores majestosas, lagos praseirosos, estatuária e edifícios (vandalisados) esteja agora votado ao quase esquecimento da edilidade. A Junta de Freguesia dos Prazeres tem lá uma presença simbólica, mas não dispõe de meios para fazer uma manutenção adequada daquele espaço idílico. Um jardim com potencial para atrair muitos visitantes, assim a Câmara Municipal de Lisboa a isso se decida ... com ou sem mecenato.

Volto ao tema que me levou a essas paragens: o galo.

Aqui http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/000_A.aspx dizem-se montes de coisas sobre as duas Torres, nomeadamente que a das Necessidades é mais antiga (1745) e até inspiradora da Torre da Ajuda (1792), e quem sou eu para duvidar.

Mas que o galo das Necessiades tem um ar muito mais modernoide que o da Ajuda, isso afianço eu que os fotografei e aqui mostro a quem quiser ver. Uma visita aos locais seria aconselhável. Tiravam dúvidas e apreciavam parte do património de Lisboa

Para melhor referência - sobretudo para quem não conhece os locais - informo que duas primeiras fotografias são da Ajuda, seguindo-se duas das Necessidades.

Sem comentários: