quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Palácio da Ajuda. Quem lhe acode, quem o ajuda??



Lisboa - Calçada da Ajuda - traseiras do Palácio Nacional da Ajuda

Trata-se de um monumento nacional onde têm lugar as recepções oficiais do Presidente da República aos altos dignatário dos paíseses estrangeiros em visita oficial a Portugal para além de ali estar instalado o Gabinete do Ministro da Cultura, a Biblioteca Nacional da Ajuda e diversos serviços do Ministéro da Cultura, nomedamente o INGESPAR (ex-IPPAR) que é suposto zelar pela defesa do património cultural do nosso país...

As fotografias foram tiradas hoje, mas a fachada do edifício apresenta este estado calamitoso há longos anos e ninguém tem vergonha na cara...

Espero sinceramente que a nova Ministrada Cultura - Gabriela Canavilhas - se ocupe de dar um pouco mais de dignidade a esta fachada que há decénios é objecto da chacota nacional e internacional e me envergonha...nos envergonha.

Não haverá uma solução arquitectónica para este mamarracho?

2 comentários:

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

Gastão de Brito e Silva disse...

Bem...eu ando a explorar precisamente este assunto de Ruínas...tenho feito um levantamento exaustivo de várias centenas de edifícios. Não incluí este palácio por não o ter considerado como uma ruína. O projecto foi suspenso por falta de verbas e a sua conclusão foi adiada ad eternum.

Posso considerar que foi uma medida justa pela parte da família real ter evitado o gasto continuado na construção e manutenção deste faustoso edifício, impedindo dessa forma penalizar os cofres públicos e pessoais.

Houve num governo recente uma tentativa para finalizar este projecto, o ministro Carrilho no seu mandato refez uma casa de banho e gastou 12.000 contos na obra...e acabou por aí orçamento do Min. da Cultura.