quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

(7) Taj Mahal - Agra - Índia




Índia - Agra - Taj Mahal -

O Taj Mahal é um mausuléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno numa celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007.
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força e arte de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, nomeadamente de Teerão, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryunda Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (A jóia do palácio). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yanamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli, entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por dois edifícios simétricos, sendo im deles uma mesquita, e cercado por quatro minaretes.

Mais informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taj_Mahal

Sem comentários: